terça-feira, janeiro 20, 2009

IGESPAR inviabilizou a classificação do Hotel Parque como património nacional...

A Câmara Municipal solicitou, entretanto, ao proprietário e à GNR que zelem pelo imóvel que se encontra devoluto e em risco de danos, nomeadamente de incêndio ou vandalismo, o que colocará em causa o imóvel de interesse arquitectónico.
Um incêndio num dos quartos do antigo Hotel Parque de São Martinho do Porto, classificado como imóvel de interesse municipal pelo Plano Director Municipal (PDM) de Alcobaça, no final do verão de 2006, foi o primeiro alerta para o perigo a que está exposto o edifício centenário, propriedade privada.
O edifício está devoluto há mais de dez anos e o acesso fácil pelas portas e janelas são um risco para a sua sustentação.
O antigo Hotel do Parque que foi mandado construir por um comendador brasileiro, em 1894, é propriedade do empresário de construção civil de Caldas da Rainha, Joaquim Coutinho, que terá iniciado o desenvolvimento de um projecto turístico-hoteleiro para o antigo Hotel Parque, em parceria com algumas cadeias de hotéis já instaladas.
O edifício do Hotel Parque encontra-se classificado como imóvel de interesse municipal pelo PDM. Qualquer intervenção no local terá, segundo adiantou o vereador Carlos Bonifácio, de «respeitar a traça e características originais».
In www.cister.fm

9 comentários:

Anónimo disse...

Vamos a ver. Também há que ter em conta o espaço envolvente!
Vidé por exemplo o que é que aconteceu à casa das Palmeiras no Largo. É mais uma no meio de uma urbanizaçao, o que antes era uma casa com uns bonitos jardins.

Quanto ao Construtor em causa, tem obra suficiente em S.Martinho para sabermos que nao é de fiar!
E com esta Câmara
& Junta..............

AReis

Anónimo disse...

Este "chumbo" terá sido devido a tramites processuais de certos licenciamentos de construçao, que ninguém entende como podem ter sido aprovados?
Joca

Anónimo disse...

Realmente o Construtor nao é de fiar.
Merecia uma estátua na secçao de horrores!

Deolinda

Anónimo disse...

Como querem construir o hotel no parque de campismo, o que é que vai acontecer a este edifício?
Esta questao nao devia ser levantada na Assembleia da Junta?

Leroy Brown disse...

Depois da Baia e do Palácio das palmeiras, o Hotel parque é a imagem mais forte de S. Martinho do Porto. Este imóvel deveria ser protegido a todo custo e recuperado, mantendo a sua traça arquitectónica.

Anónimo disse...

Uma vez mais, parece que vai ser tarde de mais a indignaçao popular.

Já está o "esquema" preparado!

Anónimo disse...

Quanto ao Hotel Parque,que é uma das imagens de marca de S. Martinho e que está devoluto, a Câmara solicita ao proprietário e à GNR que zelem pelo imóvel, mas quanto ao Quartel Velho dos Bombeiros faz de imediato uma escritura por usucapião para chamar a si este imóvel. E, o mais irónico desta situação é que o Presidente da Junta ( que diz que defende o património da Freguesia), nem sequer se manifesta quanto ao estado de abandono total do Hotel Parque. Afinal, há 2 bitolas ? Ou será que o Hotel Parque tem tratamento diferente por estar em causa um construtor ?

Anónimo disse...

Aproveitem para tirar fotografias para mais tarde recordar. Vai ficar perdido num monte de betao!

Anónimo disse...

Uma pergunta:

A Alternativa que se propoe ganhar as próximas eleiçoes, tem ideias claras e um programa de acçao sobre este tipo de situaçoes, ou a força do Sr. Coutinho (nos últimos anos da PSP, quando se entrava na Esquadra, a 1ª coisa que se via era um calendário do dito)na CML neutraliza qualquer possível reacçao?
Como Eleitor gostava de ter uma resposta directa.
AReis